top of page

Como cultivar os fios da barba e/ou cabelo?

Para o nosso primeiro blog, eu já estava escrevendo sobre produtos de cuidado da barba quando me deparei com a seguinte pergunta: e quem ainda não possui barba ou até possui problemas com queda de cabelo? EU TINHA OS DOIS e eis aqui minha experiência.


Logo, pensei em começar do começo. Afinal, as experiências e dicas poderão ser seguidas por todos. Lembrando que os tratamentos capilares serão abordados futuramente.


- "Ah, raspa que o pêlo engrossa".



Maior mito de todos!¹ Isso é uma falácia daquelas contadas de geração em geração e quando uma mentira é contada muitas vezes, ela se torna verdade. Caros Navalheiros e Navalheiras, o que engrossa ou modifica a estrutura do pêlo são os hormônios, consequências de uso de medicamentos e/ou dieta, além do fator emocional.










- "Eu uso minoxidil e/ou finasterida, x miligramas!"



Ok! Aqui sou obrigado a dar o braço a torcer! Entretanto, o uso não é para todos, tampouco funcionará com 100% de eficácia.

Não me aprofundarei nesses medicamentos (1) porque não sou médico e (2) isso merece um blog especial, mais profundo e com embasamento científico que me comprometo a trazer a vocês.

Em verdade, não sou fã de uso de medicamentos para o crescimento de barbas e/ou cabelo se a questão for meramente estética, afinal, sendo medicamento certamente há contraindicação e (até) efeito colateral.

SEMPRE CONSULTE UM MÉDICO ANTES.

Mas fique com essa suscinta definição de um estudo científico que li: "O minoxidil atua como um vasodilatador que auxilia no crescimento capilar, já a finasterida, age inibindo a ação da testosterona na Alopecia Androgenética"².


Experiência pessoal:

Sempre fui um entusiasta do mundo da barbearia, tanto que abri a minha própria, mesmo sendo de uma área totalmente desconexa (advocacia). Assim, sempre li sobre como cultivar uma barba, dar brilho nela, fortalecer o fio, etc... e trago para vocês uma experiência que tive e que para mim funcionou. Espero que possa funcionar contigo.


O que sempre me prejudicou? Fator emocional sem dúvida. O estress é um grande inimigo dos pêlos em geral. Ele causa alopecia areata, que enfraquece os fios e fazem com que caia, impedindo um novo crescimento.³


Em acréscimo, a falta de algumas vitaminas e minerais como D/B, Magnésio, Cromo, Zinco, dentre outros, colaboram com a perda de fios e/ou o não crescimento destes.


Ok, mas como você cultivou sua barba e até ganhou um tempo da calvice?

Segue uma lista do que deu certo para mim:

  • Estresse, só depende de você deixar que algo externo te afete. Controle isso e a queda - pelo estresse ocasionada - diminuirá;

  • Quanto à falta de vitaminas e minerais, é possível suplementá-los, quando não ingeridos por alimentos comum. Tanto um Centrum (complexo vitamínico) quanto qualquer outro do mesmo estilo auxiliam. No meu caso, utilizei um complexo vitamínico que possui certificado na Anvisa e comprovação de resultado, sendo natural e utilizam a Biotina (vitamina B7) como core do produto e um shampoo com base em uma fórmula chamada GP4D.*

  • Algo que não pode ficar de fora é a alimentação: em resumo, junk food, bebidas e cigarro são inimigos enquanto alimentos ricos em clorofila e proteína são grandes aliados no fortalecimento e brilho do fio. Portanto, fale para você mesmo: comê-lo-eis desde já.

  • Outra dica que descobri sozinho recentemente e foi um absurdo de resultado: esfoliante! Explico:

Além de limpar a pele de células mortas que causam a "falsa caspa" (confesso que achava que era só pra isso), percebi que a depender da granulação do esfoliante (quanto maior, melhor, a depender da sensibilidade da sua pele) ele adquire o poder de desobstruir os póros.

Assim, até aquele fio mais fraco, agora com os póros abertos, consegue sair, auxiliando no volume. Isso deu um resultado absurdo no crescimento da minha barba e cabelo. Pra mim a sensação quando percebi isso em poucos dias foi exatamente essa:











Por favor, divida conosco a sua experiência, nos mandando um vídeo, um áudio, uma foto de antes e depois, um whatsapp, um fax, uma carta. Compartilhe de qualquer forma; queremos saber como foi qualquer experiência que você teve ao tentar cultivar seus fios, desde as que foram sucesso até aquelas que foram um completo fracasso, para que nós não replicarmos.









 


Navalheiros e Navalheiras, este foi o nosso primeiro blog, passando o pouco conhecimento que tenho, conciliando com a minha experiência e espero ter auxiliado de alguma forma.


Estou aberto para esclarecer dúvidas que possam ter e se for uma dúvida minha, pesquisamos e aprendemos juntos!


Um grande abraço e conte sempre conosco da Navalheiros!



 



* Para maiores informações, nos chamem no whatsapp.

FONTES.:


30 visualizações0 comentário
bottom of page