top of page

COMO EVITAR A CASPA NA BARBA? [SERVE TAMBÉM PARA COCEIRA]

Você também fica incomodado quando a barba está crescendo e, junto dela, vem aquela coceira insuportável e caspa? Calma! Iremos te ajudar a evitar estes problemas.


Mas antes, lembramos que nada do que dissermos substitui e/ou contrapõe a orientação médica. Portanto, caso ache necessário, procure um médico especializado, como um dermatologista.


MAS NOBRE LEITOR, VOCÊ SABE COMO SURGE A CASPA?


A caspa, conhecida como dermatite seborreica, nada mais é do que uma inflamação na pela que causa vermelhidão e descamação e, ao contrário do que muito se pensa, raramente ocorre pela falta de higiene - embora seja um dos fatores curativos como você verá!

A DERMATITE SEBORREICA É MAIS COMUM EM LUGARES COM MAIORES CONCENTRAÇÃO DE PELOS E OLEOSIDADE, COMO COURO CABELUDO, SOBRANCELHAS E BARBA.

Todavia, em relação à barba, as maiores razões da ocorrência de caspa e coceira são que (i) os fios da barba são maios grossos que os cabelo; (ii) a pele não consegue hidratá-los corretamente, secando a raíz e os entornos do pelo (que se descamarão posteriormente); (iii) pelos novos "abrindo" caminho nos poros, por estarem mais duros, causam tal irritação.


 

DEVO ENTÃO FICAR COÇANDO ATÉ MELHORAR OU NÃO TER MAIS PELE PARA DESMACAMAR?

EVIDENTE QUE NÃO, NOBRE NAVALHEIRO!


 

ANTES DE MAIS NADA, LAVE A SUA BARBA!


Eu sei, eu sei! Eu disse que raramente a causa é a falta de higiene, mas a razão para a lavagem, neste caso, é outra!


Utilizando-se de shampoo ou sabonete específico para barba - em razão de serem feitos para esta finalidade, com o P.H. facial - a lavagem na barba auxiliará na hidratação do pelo e pele, o que - por consequência - reduzirá a escamação excessiva.


A #DicaNavalheiros vai para a temperatura da água, pois em ela sendo muito quente, pode contribuir - negativamente - ainda mais para a irritação da pele.


 

USE O ESFOLIANTE! ELE AUXILIA, INCLUSIVE, NO CRESCIMENTO DA BARBA


Por primeiro o esfoliante ajuda na desobstrução dos poros, o que- por óbvio - significa mais pelos nascendo neste seu rostinho lindo!


Em segundo, a esfoliação correta remove células mortes, além de aprofundar ainda mais a limpeza (o que ajuda também na prevenção de cravos, pelos encravados, etc.)


Mas lembre-se da #DicaNavalheiros: não use o esfoliante todo dia, pois o seu uso excessivo pode também irritar a pele a depender da granulação do produto.



 

HIDRATE SEMPRE SUA BARBA!


Lembra que falamos que uma das causas é o ressecamento da pele em razão dos fios da barba serem mais grossos e a pele não consegue produzir a oleosidade necessária?


Pois bem, supondo que produza apenas 50% do que necessário, como completar com os outros 50%?


SIMPLES, hidratando a pele com cosméticos! A hidratação previne a descamação e evita que a pele resseque.

Seja com Bálsamo, Balm, Cera, Sérum ou Óleo (o melhor pra você é papo para outro blog)




 

Navalheiros e Navalheiras, chegando ao final de mais um blog, passando o pouco conhecimento que temos, conciliando com a nossa experiência e esperamos ter auxiliado de alguma forma.


Estamos aberto para esclarecer dúvidas que possam ter e se for uma dúvida nossa, pesquisamos e aprendemos juntos!


Um grande abraço e conte sempre conosco da Navalheiros!





27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page